quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Cisne Negro ou a Devastação Feminina

O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky está para o balé, assim como Hamlet de Shakespeare está para o teatro. Obras que desafiam atores e bailarinos na difícil arte de conciliar o belo com a tragédia humana. Este é o ofício do artista, sublimar o trágico da experiência humana. O filme de Darren Aronofsky é imperdível, pois transporta o clássico para um tempo da cultura politicamente correta da reciclagem. A condição trágica da existência humana é tema desde os gregos. Muitos tentam pasteurizar o filme de Aronofsky reduzindo a fita à cena de lesbianismo que é bela e excitante, porém muito angustiante para ser meramente erótica.
Nina (Natalie Portman) é uma jovem bailarina obcecada pelo papel principal e pela oportunidade de atingir a perfeição. Para isso deverá interpretar o duplo papel do cisne branco e do cisne negro. A “menina meiga”, assim nomeada pelo ódio de sua mãe, é muito técnica, não deixa seus instintos dominarem seus movimentos. Se a trama se passa entre dois cisnes gêmeos (branco e negro), Nina também encontra seu duplo, Lily (Mila Kunis). Ela é fisgada e arrebatada pela imagem da outra ainda no vagão do Metrô.
Nina é uma ótima e dedicada bailarina, mas desconhece seu sexo, não sabe nada sobre seu desejo, pois é devastada pelo olhar e controle onipresente de sua mãe. O balé é até certo momento sua dívida com a genitora, uma bailarina medíocre que alega ter abandonado a dança para cuidar da filha. Nina busca realizar A bailarina. Sua referência é Betty, a grande estrela da companhia, mas verá a mesma sucumbir à devastação.  Ao conhecer Lily, fica fascinada por algo que não pode reconhecer em si mesma. Estabelece com ela uma relação absolutamente especular, paranóica e erotômana. Nina é arrebatada pela figura onipresente de Lily.
O diretor da companhia (Vincent Cassel) é o personagem que alimenta a rivalidade dual entre as bailarinas na medida em que elas disputam o seu reconhecimento. Ele sabe provocá-las com isso, aliás, nisto consiste o próprio enredo da trama de O Lago dos Cisnes, a cobiça e disputa pelo objeto amoroso. Ele pede a Nina aquilo que ela não pode lhe dar, ele pede mais e mais, no sentido mesmo de um gozo o qual ela desconhece. Ele a conduz aos limites do que sua mente e seu corpo podem suportar.
Nina está presa ao corpo da bailarina como a menina vive no corpo do cisne. Aronofsky, em seu olhar de diretor, nos faz testemunhar o nascimento da personagem, arrancado do corpo da bailarina, contudo não apenas isto. Ele também nos escancara a condição terrível de Nina, ela está submetida em seu corpo ao olhar voraz e gozo da mãe, ela é um objeto da mãe. Lily, seu duplo especular, lhe permite vislumbrar outra possibilidade, entretanto, Nina em sua luta mortal com o Outro, vive tal situação na lógica paranóica: ou ela me ama ou ela me odeia. Tem a certeza de que todos os gestos de Lily estão referidos ela.
Nina faz suplência ao mestre. Porém, a atitude do diretor é perversa, ele também a coloca a serviço de seu gozo. Sem saída, ela encontra no suicídio do cisne seu próprio fim, o desempenho perfeito para a morte, por não poder saber sobre seu sexo e seu desejo, só lhe resta responder em ato.
Aí está a loucura, a estética do olhar e a ousadia de Aronofsky, numa inesquecível e brilhante interpretação de Natalie Portman.


05/02/2011

2 comentários:

  1. A arte cinematográfica é sensacional! filmes como esses são como Oásis na selva de pedra. Boa análise!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa não respondido antes, você tem toda razão, bendito sejam os filmes que nos façam pensar.
    Abs,
    Abílio

    ResponderExcluir