quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Entre a velha amizade e o velho futebol

Hoje é domingo, dia de Fla-Flu no Engenhão_ saudades do Maracanã! Seja qual for o resultado do jogo, deveremos acordar com más notícias sobre confronto e violência entre torcedores. Se o futebol era coisa de homem em tempos remotos, era porque não era coisa de covardes como vemos atualmente.
Esta manhã no supermercado fui testemunha de uma cena cada vez mais rara. No caixa havia dois rapazes, cada um vestindo o manto sagrado de seu time: Flamengo e Fluminense. No carrinho de compras, tudo que era necessário para um bom e tradicional churrasco de domingo. Não resisti à bela cena, então comentei com eles que mereciam a primeira página do Globo. Um deles observou:_ “É, mas quando a bola tá rolando o ‘bicho pega’. Vale xingar o time do outro e reclamar do juiz. Mas, quando há o apito final o que valeu mesmo é o encontro de amigos”. O outro concorda e acrescenta:_ “A gente sempre recomenda para quem põe o futebol na frente da amizade que não vá ao churrasco”.
Ora, esses caras reinventaram a amizade e o futebol. Ninguém vai ao supermercado com a camisa de seu time se não leva muito a sério e se não é muito apaixonado por futebol. Mas a velha amizade é algo sagrado. Certamente os deuses dos gramados concederão a essa turma um grande espetáculo, tudo em nome do maior esporte do mundo e da instituição mais valiosa: a amizade. É claro que há a rivalidade, os ânimos quentes, como eles mesmos disseram, contudo, há algo maior que não vale a tragédia que lemos nos jornais depois de grandes clássicos. Há a celebração da força, da beleza do futebol que tal como a vida nos faz pulsar e nos emocionar. Ary Barroso e Nelson Rodrigues estarão nesse churrasco. Amém!
09/10/2011  

Nenhum comentário:

Postar um comentário